Tem gente que tem medo de vender porque é tímido ou não sabe o que falar, outros com dificuldade de se relacionar com alguém, fazer amizades, não conseguem engrenar uma boa conversa que atrai a atenção das pessoas. 


Como iniciar e desenvolver uma boa conversação, para vender mais, ou para qualquer outra coisa que você quiser. 


Eu torço para você ler este post inteirinho,  porque você vai iniciar uma transformação e desenvolver uma presença magnética, com técnicas de conversar que vão atrair as pessoas para perto de você, mesmo que você se ache tímido ou tímida. Você vai ficar surpreso com seu desempenho ainda hoje, ao usar essas técnicas na sua próxima conversa.


Olha só, esse assunto é muito amplo, por isso neste artigo não dá para falar tudo. Mesmo assim, escolhi os 10 tópicos principais, top mesmo. Se você quer mudar o rumo das suas conversas daqui para frente.

É uma aula gratuita, não são simples dicas, ótima para vendas, ou para conquistar e influenciar qualquer pessoa. 


10 RECOMENDAÇÕES NA ARTE DE CONVERSAR


Décima Recomendação

Para início de conversa, gostaria de te fazer uma pergunta: o que é mais importante para você, falar ou ouvir? 

A imensa maioria quer falar a qualquer custo, nem presta atenção na outra pessoa, fica pensando no que vai falar e ansiosa para achar uma brecha para interromper, mas nós temos que entender que conversar é mais ouvir e falar. Se só você quer falar, a outra pessoa só vai fingir que está te escutando e a falta de atenção não é bom para os seus interesses.


A recomendação é: seja estrategista, inverta e domine esse processo. Estimule a outra pessoa a falar e ouça atentamente. Quando chegar sua vez de falar você terá toda a atenção. Se não chegar a sua vez? Tudo bem. Você treinou para ficar no controle da situação e a regra é: ouça. Não ouça apenas para responder, seja todo ouvidos.


NONA RECOMENDAÇÃO FALE SOBRE COISAS QUE INTERESSAM A OUTRA PESSOA

Quando se estimula o outro a falar sobre seus assuntos prediletos não precisa se preocupar com falta de assunto, nem com aqueles silêncios constrangedores. Cada conversa é como um link e quando você pergunta ou acessa o conteúdo de alguém, é como se abrisse uma página no cérebro da pessoa, que começa um download de conhecimentos e inspirações para você.


Geralmente se fica tão absorvido e o clima fica amistoso, descontraído, todos se soltam e a conversa fica solta e espontânea. Em pouco tempo todos parecem ser velhos amigos. 


OITAVA – EVITE MINÚCIAS DESINTERESSANTES

O segredo para ser chato e cansativo é contar tudo nos mínimos detalhes.

Tenho certeza que você conhece alguém assim: 

Diante de uma pergunta… Você gosta de cachorro? A pessoa responde mais ou menos assim…


“Não sei bem se foi numa sexta ou num sábado. Mas, deve ter sido por volta das dez e meia da noite, porque eu acabava de sair da casa de meu irmão, que mora do outro lado do parque, andei depressa umas cinco quadras para esperar o ônibus que só passa até as onze da noite e depois fui para minha casa.

Quando cheguei o meu poodle veio me encontrar no portão todo feliz. Nossa! Eu adoro meu cachorrinho. Que pé no saco. Sem comentários.


SÉTIMA –  FAÇA PERGUNTAS

Não precisa ser profissional em fazer perguntas, como repórteres, advogados, psiquiatras, que sabem que uma pergunta bem formulada ajuda a outra pessoa a expandir para onde eles querem. Não precisa ser especialista. Basta apenas mostrar interesse sincero pelo outro e pelas suas opiniões.


Existem as perguntas convencionais repetidas, de quem não sabe o que falar, feitas para ganhar um tempinho ou encher linguiça, que podemos colocar na categoria… ridículo. Fala sério, é muito chato.

E aí? Tudo certo? Como vão as coisas? E em seguida repete: Então… tudo bem?

Mas podemos usar as perguntas de interesse que realmente conectam e expandem as conversações.


Quando alguém está ouvindo alguém com total interesse e curiosidade pergunta coisas assim: me conte sobre sua família, de onde você é?, como você começou esse negócio? Se tivesse que começar tudo de novo, o que faria? Quanto tempo demorou para chegar a esse resultado? Hoje, o que faria diferente?


E mais ainda, frases discretas como: não acha? Qual é a sua opinião? Que conselho você daria… isso mantém as pessoas falando e evitam que a gente fale demais.


SEXTA RECOMENDAÇÃO –  APRENDA A DISCORDAR SEM SER DESAGRADÁVEL

Muitas vezes o que mais importa nem é o que se diz, mas a maneira de dizer.

Aquele que aprendeu a discordar sem ser desagradável descobriu o segredo mais valioso da negociação. Chris Voss

Para não causar conflitos e resistências, você precisa saber discordar com coerência e com concórdia o que não significa concordância.

Discordar com concórdia é quando o coração do outro ainda toca o seu coração e vice e versa, tem respeito e consideração, mas vocês não necessariamente precisam ter a mesma ideia. 


Isso é muito importante, porque pessoas diferentes têm pontos de vista distintos, colocam suas ideias na mesa e contribuem com opiniões diferentes.

Vou te dar 3 exemplos dos que eu mais uso nessas situações que preciso discordar.:

-Entendo o que você diz;

-Eu ainda não estou totalmente certo se esta seria a melhor maneira,

-Respeito seu ponto de vista, contudo, pelo ângulo que eu enxergo,  poderia acrescentar blá, blá, blá.


Só mais uma observação: não use a palavra “mas” ou “porém” neste caso. A gente ouve isso todo dia e isso arrebenta a conexão. Essas palavrinhas “mas ou porém” anulam tudo o que foi dito antes delas e cria uma energia contraditória, de negação, por exemplo:


Respeito seu ponto de vista, MAS, blá blá blá, o mas anula a sua afirmação de que respeita o seu ponto de vista e prevalece o que vem depois do mas. 

Eu respeito sua ideia, mas só que… 

É uma ideia boa, só que… só que não? só que o que? 

É diferente da minha? 

E se mudasse a frase para:

Respeito seu ponto de vista, independente de eu divergir em alguns pontos …

.Eu gosto dessa ideia, tenho opiniões parecidas a respeito.


QUINTA – Entonação 

Nos anos 90 fiz um curso Dale Carnegie de comunicação e tinha um exercício bem interessante sobre isso. Só ao ler o que eu vou dizer você já vai entender tudo.


Todos os alunos eram chamados para a frente da turma e deviam falar uma frase mudando a ênfase para cada palavra. Experimente falar a frase abaixo em voz alta com ênfase em cada palavra e verá que muda totalmente o significado.


A frase é: Eu nunca disse que ele roubou o dinheiro. 

EU nunca disse que ele roubou o dinheiro.

Eu NUNCA disse que ele roubou o dinheiro.

Eu nunca DISSE que ele roubou o dinheiro. E assim por diante…

São técnicas bem fáceis de aplicar.


QUARTA RECOMENDAÇÃO –  EVITE INTERROMPER OS OUTROS

Se você por vezes se vê obrigado a cortar uma conversa, sua interrupção deve ser suave, sem corte, com uma frase amigável como esta: 

“João, você me permite acrescentar uma coisa ao que acaba de dizer?” E se você pronunciar o nome da pessoa interrompida, ela vai ouvir com mais atenção e simpatia.


Se você próprio for interrompido, nunca insista em voltar depois ao mesmo assunto. Procure interessar-se pela nova conversa. Se as pessoas quiserem que você volte ao que estava discutindo, elas vão trazer o assunto de volta.. 


TERCEIRA – PROCURE SER TOLERANTE E DIPLOMÁTICO

Todos nós às vezes conversamos com pessoas que nos irritam ou aborrecem. Neste caso, você pode optar por cair fora, mas não é a melhor escolha. Um dia a vida acaba cobrando por algumas das nossas grosserias.


Concentre no assunto em discussão e procure extrair algo positivo. Afinal de contas os fatos são impessoais. Se você procurar honestamente assumir uma atitude generosa e tolerante, aprenderá a conversar e cativar pessoas cada vez melhor. 


SEGUNDA – ELOGIOS SINCEROS são mágicas incríveis que ABREM PORTAS, CORAÇÕES, carteiras, cartões de crédito… abre tudo!

Sua conversa será mais rica, se você aprender a elogiar as pessoas – ser um caçador de acertos, reconhecer as coisas boas e positivas. É uma questão de estar atento e presente em cada momento transbordando de sinceridade.


Tenho uma observação aqui que eu não posso deixar passar em branco:

Elogio é uma coisa e Julgamento é outra coisa:

Se você falar para uma modelo, você é linda, não vai causar nada. Ela provavelmente ouve isso dezenas de vezes por dia. E também é parecido com um julgamento em que eu decido que segundo os meus padrões você é bonita.


Mas se eu disser: o seu sorriso me causa uma sensação de alegria. É incontestável, é o que eu sinto, soa como um elogio verdadeiro e impossível de ser ignorado.

Suas vendas tiveram um aumento de 15% no trimestre. Parabéns João, é muito bom ter você na nossa equipe.


Não faça elogios baratos, como: Maria, seu vestido é muito bonito;

João, você é inteligente. Isso não é elogio, é opinião. Portanto, tem impacto mínimo.

No meu e-book, Prospectar, Encantar e Vender eu abordo esse assunto com mais detalhes.


Faça comentários específicos sobre algumas coisas que as pessoas dizem, fazem, ou peça a elas para acrescentar algumas informações, mostrando que está inteiro ali, ligado, ouvindo com toda a atenção.

Depois escreva aqui nos comentários sobre um elogio que você deu ou recebeu conta para a gente que emoção despertou em você.


RECOMENDAÇÃO NÚMERO UM – Pense como um jornalista

Não consigo deixar esse assunto de fora. A fonte é uma palestra num vídeo TED Talks da jornalista Celeste Headlee, sobre conversação, já com mais de 12 milhões de visualizações. Separei algumas dicas dela que, de verdade, gostaria que você conhecesse.


Não seja multitarefa

“E não é só deixar o celular de lado, ou as chaves do carro, ou o que tiver nas mãos. Quero dizer: esteja presente.”

Não dê lições –

“Se quiser dar sua opinião sem qualquer oportunidade para as pessoas  reagirem ou discutirem, sem objeção ou evolução, escreva um blog.”


Faça perguntas abertas

“Comece as perguntas com: quem, o quê, quando, onde, por quê ou como”, “Deixe as pessoas descreverem suas experiências e tente perguntar ‘como foi aquilo?’ e ‘como foi passar por isso?’.”

Deixe fluir

“Pensamentos vão surgir na sua mente e você precisa deixar que eles  passem e vão embora. Mantenha-se atento ao que a pessoa está falando, não no próximo passo.

Se você não sabe algo, assuma

Tem coisa mais bonita que isso? E tem coisa mais feia do que querer ser o que não é?

Não compare experiências

“Todas as experiências são individuais. E, mais importante ainda, não se trata de você. Não precisa pegar aquele momento para provar como você é incrível ou quanto você sofreu.”

Evite ser repetitivo

“É realmente muito chato. E a gente costuma fazer isso demais.”

Não mergulhe nos detalhes

“Francamente, as pessoas não ligam para os anos, os nomes, as datas, todos esses detalhes que você está lutando para se lembrar. 

Pare! Elas ligam para você, nas coisas que vocês têm em comum.

01 Ouça de verdade

“Sei muito bem que exige esforço e energia para realmente prestar atenção em outra pessoa, mas, se não consegue fazer isso, você não está numa conversa. São apenas duas pessoas verborragindo palavras com sentenças desconexas no mesmo lugar.”

É isso.

Pratique e prepare-se para ser incrível.

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