Se você quer vender qualquer coisa, ideias e ou serviços, leia este artigo. É um check list para descobrir se está cometendo alguns desses 14 erros básicos. 


Se cometeu só uma vez, ótimo!

Errar é uma maneira  de aprender, só não erra quem não faz, mas, se está repetindo… 

…partiu resolver isso agora.


Esses 14 assuntos que vou te apresentar agora, com certeza vão ajudar a melhorar a sua taxa de conversão, fechamento de vendas, com técnicas de como fazer a coisa funcionar com suas vendas e você rachar de ganhar dinheiro.


Marque aí quantos desses erros estão atrapalhando suas vendas, mas não se preocupe se isso está acontecendo com você, não é culpa sua, talvez não tenha se dado conta disso, mas daqui para frente… o importante é resolver daqui para frente.


14 – Iniciar qualquer venda antes de gerar conexão.

Se começar vendendo desse jeito, não é fácil não. 


Pode vender água mineral para quem está morrendo ou de sede ou dar descontos, derreter o preço em descontos e não ganhar quase nada.


Para fazer uma venda que dá lucro, precisa começar com Rapport, sintonia, conexão, para conquistar a simpatia e a confiança do prospecto e assim deixar a venda muito mais fácil. Vender é uma conquista parecida com um namoro, não se começa pelo beijo.

                                          

13 – Falta de metas pessoais.

Não ter objetivos para alcançar deixa as pessoas paralisadas. Não tem direção, são sabe o que quer, não cria foco em nada, não faz nenhum esforço. Estabelecer suas metas e objetivos, funciona como um mapa de caminho que identifica o ponto de partida e o ponto de chegada e facilita muito a trajetória. Quem não sabe para onde vai, não vai. 


12 – Falar demais

Bom, falar demais e não ouvir o cliente é um erro exterminador de fechamentos de vendas. E tem gente que fica naquela ansiedade por falar, que nem está ouvindo o que a outra pessoa está dizendo, só está esperando dois segundos de silêncio para fazer uma intervenção, isso mesmo, intervenção. Sabe para onde isso leva? Do nada para lugar nenhum. O que menos importa é o que você quer dizer, 

O que vai valer é o que você captar de importante nas conversas do seu cliente, porque é daquilo que o cliente fala, que você descobre o que ele precisa e como ajuda-lo a resolver.


11 – Linguagem gerúndio

Ah! Espera aí deixa eu falar agora sobre isso: chegou a hora da minha vingança 🙂 Eu não aguento mais esses telemarketing “gerundianos” que todo mundo que acha chique essas conversas esquisitas. 

Você sabe o que é gerùndio? É a forma nominal do verbo que indica ação contínua e foca em ações no futuro. É um papo de quem não está afim de resolver nada.


Tenho certeza que você sabe, ou pelo menos já desligou o telefone quando um atendente de telemarketing disse: 

Sua ligação é muito importante para nós. 

Eu vou estar transferindo a sua ligação para meu supervisor estar respondendo sobre o que o senhor vai estar perguntando, para estar resolvendo todas as dúvidas que o senhor vai estar tendo…. chega!


O pior de tudo é que eles acham que isso é show, bonitinho, interessante!

Eu não quero me colocar aqui como referência ou modelo, mas quando alguém começa uma abordagem comigo falando no gerúndio eu já tomo na hora a decisão de não comprar. 


Assistir um vídeo… Neste vídeo eu vou estar te ensinando, estar fazendo… estar… Eu clico em outro. 

Como que eu vou estar fazendo, estar transferindo, estar ensinando, estar enrolando? Só enrolação! 

Ou faz ou não faz, ou transfere ou não, ensina ou não ensina. 


10 Vender sem acreditar no que vende

Você pode falar bonito, caprichar na apresentação, mas se falar da boca para fora, ninguém vai acreditar. 

Agora tem comprovação científica, a palavra falada representa apenas 7% da nossa comunicação. Pode até aplicar uma mentirinha aqui ou ali, mas os outros 93% é que expressam a verdade, dão respaldo e tem a ver com o que sentimos e como falamos. 


Essas expressões não verbais comunicam do inconsciente para o inconsciente. 

A verdade é que se estudar um pouco de neurociência  e praticar mais um tanto, acaba lendo até pensamento. E olha que eu não estou exagerando não. 

Então, se não acreditar no produto, você não está com a intenção de ajudar o cliente a resolver problemas e ele vai sacar que pode não ser verdadeiro. Venda algo que você acredita.

                                            


9 Vender características e esquecer as vantagens e benefícios

Características têm a potência de paralisar as pessoas e deixá-las sem vontade de agir, de comprar. Características não vendem. É um negócio muito chato ficar ouvindo alguém demonstrar as características de um produto.


Acredito que você está cansado de saber disso, tudo bem, só vou falar mais esta vez. 

O que vende são os benefícios, mais que isso, o que de fato faz o cliente se mexer para comprar é levar ele a dar um passinho dentro do futuro, ou seja, sentir, viver a experiência emocional antecipada da transformação que o produto vai fazer, ou “fez” na vida dele. 


8 Falar mal da concorrência

Já que estamos falando nesse nível de profissionalismo, é bom reforçar que o sol nasceu para todos e a sombra é para alguns que se concentraram nas suas vendas  e não nos concorrentes. Falar negativamente dos seus competidores é um tiro no próprio pé. 

O profissional de verdade nunca comete essa “burrice”.


7  Medo de falar o preço

Acontece muito. Eu sempre vendi produtos de ticket alto, de 5 a 15 mil reais, e também treinei minhas equipes de vendas nesses produtos de valor alto. O fato de o vendedor não ter dinheiro, não poder comprar um produto, o leva a achar que o produto é caro e consequentemente tremer a voz e se retrair na hora de dizer o preço. 


Treine falar o preço com naturalidade e tranquilidade e lembre-se: não é você quem vai pagar essa conta, então por que ter medo do preço? Siga com firmeza para fechar a venda.


6 E aí alguma dúvida?

É claro que ele ou ela vai dizer não, mas não compra. É a mesma coisa que fazer perguntas fechadas, só tem a opção de responder sim ou não. Faça seu cliente falar, se não você não vai saber o que está se passando na cabeça dele.


Faça ele se expressar, pergunte: Sobre isso que nós conversamos até agora, o que mais chamou a sua atenção? 


5 Não fechar a venda

Quando o cliente tenta comprar e o vendedor não vende, ele desiste da compra. Olha que é muito mais comum do que você imagina, o cliente dá vários sinais que decidiu fazer o negócio, comprou e o cara que está ali vendendo compra de volta, vende denovo, compra de novo, até que o cliente desiste. 


Falo bastante sobre fechamento de vendas no meu e-book, Prospectar | Encantar e Vender

Está maduro? Parte logo para cima e feche, não fique se enrolando e nem compre de volta o que você já vendeu e o cliente comprou.

                          

4 Implorar pela venda

É muito óbvio, eu nem devia falar disso, enfim, falei. Aquele negócio de compra para me ajudar ou, eu faço qualquer negócio com você, o prazo que você quiser, paga quando puder, Já era! 


3 Abandonar o cliente depois da venda

Esse erro faz muitos vendedores deixarem rios de dinheiro na mesa. Eles fizeram o mais difícil que foi vender a primeira vez e foram embora para nunca mais. 


Às vezes existe uma razão mais séria para isso,  alguma desonestidade, até aquela venda forçada e mal feita que deixou o cliente num nível alto de insatisfação.


Já vi acontecer muito isso durante e após o treinamento de vendedores, mesmo eu sendo muito exigente sobre fazer revisita e pós-venda. 


Então vou repetir aqui, faça pós-venda, tenha uma programação de contatos e visitas por longo tempo depois que ele comprou. 

Existe uma mina de ouro escondida nesse procedimento, cada cliente satisfeito é um super vendedor seu e o poder de persuasão dele como prova social é muito maior.


2 Desistir dos clientes cedo demais

Alguns clientes compram na primeira vez, mas a maioria não faz isso. 

É preciso continuar o processo e tentar algumas vezes. Eu não vou dizer para você tentar cinco ou 10 vezes, no entanto eu vou te ensinar uma técnica do meu e-book Prospectar | Encantar e vender.


Nunca diga tchau para um contato sem agendar uma próxima conversa ou encontro e é você que deve tomar essa iniciativa. 

Quantas vezes? 

Quantas vezes o cliente concordar. 


Só dá uma segurada se ele ou ela disser: compreendo seu esforço e atenção, mas eu realmente não vou comprar agora e nem tenho uma previsão. 

É o momento de dar um tempo, mas isso ainda não significa desistir.


1 Não investir em conhecimento

A única maneira de pôr em prática os acertos dos outros ou evitar cometer erros deles, economizar tempo e dinheiro, é aproveitar os ensinamentos que estão nos livros, nos cursos e treinamentos. 


Posso te garantir que custa muito menos do que descobrir de maneira dolorosa o estrago que faz, errar no dia a dia e perder uma venda atrás da outra. 


E eu quero agora me congratular com você que assistiu leu até aqui, porque isso significa que você está comprometido com você mesmo e com o seu crescimento


Vou deixar uma mensagem incrível que eu aprendi há muito tempo:

“Erre muito! O máximo que puder. Os erros são fontes de aprendizado, mas jamais cometa um erro duas vezes, aí já é burrice né?”

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